Se Liga e Acelera Brasil

Agora em Campo Formoso temos o programa de Regularização do Fluxo Escolar - Se Liga e Acelera Brasil.
O Se Liga combate o analfabetismo de alunos com distorção idade/série nos primeiros anos do ensino fundamental.

O analfabetismo é o maior vilão da educação pública no Brasil. Ele pune as crianças com a repetência, o difícil recomeço todos os anos, a insegurança e a baixa auto-estima. Cerca de 40% dos alunos de 1ª à 4ª série com distorção idade-série ainda não sabem ler nem escrever.

O Programa Se Liga tem feito milhares de crianças voltarem a acreditar que são capazes de aprender. Ele alfabetiza crianças com distorção idade-série e provoca mudanças na educação formal. Isso porque ele introduz na rede escolar uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados.

O Acelera Brasil é aceleração de aprendizagem de alunos com distorção idade/série nos primeiros anos do ensino fundamental.

Criado em 1997, o Programa Acelera Brasil introduz na rede educacional uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados, e que combate os principais problemas do sistema de ensino: os baixos níveis de aprendizagem, a repetência e a distorção idade/série.

Hoje cerca de 7 milhões de crianças da primeira fase do ensino fundamental no país não freqüentam a série escolar correspondente a sua idade. O Acelera Brasil está ajudando a mudar essa realidade, e dando a milhares de alunos a oportunidade de experimentar o que é seu direito: aprender e passar de ano. Além de estar gerando uma grande economia aos cofres públicos.

O Programa já beneficiou, desde a sua implantação, 435.780 crianças em 727municípios.

O Acelera tem contribuído para diminuir a defasagem escolar. A média de aprovação no Programa é 95%.

No Programa, os alunos lêem, em média, 45 livros ao ano, enquanto que os brasileiros lêem cerca de 2 livros anualmente.

Galera do Fluxo - Campo Formoso

Galera do Fluxo - Campo Formoso
“Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos.” Warren Bennis Autor Norte-Americano
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Vem aí!!!!!!

Vem aí!!!!!!
Projeto Senoca com o objetivo de elevar os Indicadores de Sucesso

terça-feira, 17 de julho de 2012


A  Águia e a Galinha
Uma metáfora da condição humana
                   Era uma vez um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Coloco-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros. Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
 - Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia.
            - De fato – disse o camponês. É águia. Mas eu criei como galinha.
Ela não é mas uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.
 - Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um
coração de águia. Este coração a fará um dia voar ás alturas. - Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.  Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse: - já que você de fato é uma águia,  já que você pertence ao céu e não a terra, então abra suas asas e voe! A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.                   O camponês comentou:
-         Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!
-         Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia.
E uma águia será sempre uma águia. Vamos
experimentar novamente amanhã.
                  No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe:
-         Águia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe!
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.
O camponês sorriu e voltou à carga:
-         Eu lhe havia dito, ela virou galinha!
-                     Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração  de águia. Vamos experimentar ainda uma ultima vez. Amanhã a farei voar.
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.
Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergue-se, soberana, sobre se mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez mais para o alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento...
E Aggrey  terminou conclamando:
 - Irmãos e irmãs, meus compatriotas! Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus!  Mas houve pessoas que nos fizeram pensar como galinhas. E muitos de nós ainda acham que somos efetivamente galinhas. Mas nós somos águias. Por isso, companheiros e companheiras, abramos as asas e voemos . Voemos como as águias. Jamais nos contentemos com os grãos que nos jogarem aos pés para ciscar.
(Autor:  Leonardo Boff

Nenhum comentário:

Postar um comentário