Se Liga e Acelera Brasil

Agora em Campo Formoso temos o programa de Regularização do Fluxo Escolar - Se Liga e Acelera Brasil.
O Se Liga combate o analfabetismo de alunos com distorção idade/série nos primeiros anos do ensino fundamental.

O analfabetismo é o maior vilão da educação pública no Brasil. Ele pune as crianças com a repetência, o difícil recomeço todos os anos, a insegurança e a baixa auto-estima. Cerca de 40% dos alunos de 1ª à 4ª série com distorção idade-série ainda não sabem ler nem escrever.

O Programa Se Liga tem feito milhares de crianças voltarem a acreditar que são capazes de aprender. Ele alfabetiza crianças com distorção idade-série e provoca mudanças na educação formal. Isso porque ele introduz na rede escolar uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados.

O Acelera Brasil é aceleração de aprendizagem de alunos com distorção idade/série nos primeiros anos do ensino fundamental.

Criado em 1997, o Programa Acelera Brasil introduz na rede educacional uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados, e que combate os principais problemas do sistema de ensino: os baixos níveis de aprendizagem, a repetência e a distorção idade/série.

Hoje cerca de 7 milhões de crianças da primeira fase do ensino fundamental no país não freqüentam a série escolar correspondente a sua idade. O Acelera Brasil está ajudando a mudar essa realidade, e dando a milhares de alunos a oportunidade de experimentar o que é seu direito: aprender e passar de ano. Além de estar gerando uma grande economia aos cofres públicos.

O Programa já beneficiou, desde a sua implantação, 435.780 crianças em 727municípios.

O Acelera tem contribuído para diminuir a defasagem escolar. A média de aprovação no Programa é 95%.

No Programa, os alunos lêem, em média, 45 livros ao ano, enquanto que os brasileiros lêem cerca de 2 livros anualmente.

Galera do Fluxo - Campo Formoso

Galera do Fluxo - Campo Formoso
“Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós juntos.” Warren Bennis Autor Norte-Americano
Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

Vem aí!!!!!!

Vem aí!!!!!!
Projeto Senoca com o objetivo de elevar os Indicadores de Sucesso

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Combinados na sala de aula


Sempre nos deparamos com relação aos combinados da sala de aula, ou seja o que pode ou não fazer .
Mas já perguntamos aos nossos alunos o que eles sabem sobre isso? O que realmente significa o pode e o que não pode fazer?
Que tipo de punições ele tem dentro de casa? E se essa é a melhor forma de educar. (bater, castigo, etc).
Para que os combinados sejam realmente significativos devemos colher sobre o que eles sabem sobre os combinados (pode, não pode) e a partir desses dados planejar.
Não é fácil não, porque para ter significado é um trabalho árduo. Não adianta colocar placas na sala se não for a realidade da criança.
Os nãos podem ser modificados.... podem ser refletidos e assim interiorizados.
Quando os combinados estiverem construídos, faça-os valer de verdade, use-o para todos, pois todos tiveram participação. (incluindo o professor)
Quando for necessário o uso dos combinados o professor tem que ficar atento para não prejudicar um em detrimento do outro. (dois pesos, duas medidas), pois o que não pode para um, não pode para o outro e isso na minha opinião é o um ponto delicado porque se em uma mesma situação o professor toma decisões diferentes a probabilidade de perder a confiança é muito grande com seus alunos e reconquistá-la é uma tarefa difícil.
Agora deixo algumas sugestões para que os combinados sejam significativos:
  • seja claro no que vai combinar com seus alunos
  •  se você errou, peça desculpas
  •  é válido para o aluno, é válido para o professor
  •  quando falar com o aluno, fale olhando nos olhos
  •  seja firme nas palavras, pois quando os alunos não nos entendem eles tiram suas próprias conclusões
  •  Combinados são para serem modificados
  •  Reflita com seus alunos sempre sobre eles (decorar os combinados não é valido)
  •  Combinados não deve ser encarado apenas como punição. Combinem coisas boas para serem realizadas.
  •  troca de experiências entre os professores, coordenadores, direção.
  •  não desista na primeira, ou segunda ou terceira adversidade
Mas se tudo o que fez não deu certo. Pare, Observe, Reflita sobre todas as ações
Trace metas e busque outros caminhos que se tornem significativos.
E pergunte a si mesmo
“ Como meus alunos me vêem?”;
“ qual é a figura que passo aos meus alunos?”;
“ como domino a sala de aula”;
“ todos os alunos são iguais ?”;
“ escuto meus alunos?”
“ já busquei todos os caminhos para meus alunos?”

Tenho certeza que ao refletir sobre essas e outras questões mostrará que há muitos caminhos a percorrer.
E não devemos desistir nunca.
afinal de contas, somos professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário